19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancadevalinhos@hiway.com.br

Sem categoria

Reconhecimento nacional com “Selo Doar”

 

Casa da Criança de Valinhos ganha mais uma chancela de gestão

Para orgulho da cidade, a Casa da Criança de Valinhos começa o ano com mais uma certificação, o Selo Doar. Com reconhecimento crescente, a instituição foi aprovada no processo de auditoria da premiação que tem validade durante todo ano de 2021. Foram alcançados 43 pontos, qualificando a ONG valinhense como organização certificada com o Selo A.

Pertencente à organização internacional Instituto Donar, os critérios são aplicados pelo Instituto Doar no Brasil, que desde 2012 lidera uma série de ações no campo do terceiro setor, como o Selo Doar que têm como objetivos incentivar as doações, legitimar e evidenciar a transparência e a gestão nas organizações não-governamentais do País. A organização, que recebe esta certificação, passa a fazer parte de um seleto grupo de instituições brasileiras reconhecidas de forma independente que alcançaram o padrão de qualidade estipulado.

Para selecionar as instituições a serem reconhecidas pelo Selo Doar, foram realizadas extensas pesquisas dentro dos conceitos e critérios adotados em todo o mundo, com referências nacionais e internacionais. O Selo Doar está organizado dentro das seguintes áreas: causa e estratégia, governança, contabilidade e finanças, gestão, recursos humanos, estratégia de financiamento, comunicação, prestação de contas e transparência.

 O “Selo e Certificado de Gestão e Transparência Doar” completa o quadro de reconhecimento da Casa da Criança e Adolescente de Valinhos, que também conquistou o “Prêmio 100 Melhores ONGs” com a mesma validade para 2021.  

“No Brasil, há 237 mil ONGs, segundo o IBGE. Estar entre as instituições mais reconhecidas do País é muito gratificante. Fruto de bastante planejamento, pesquisa, amor e trabalhos intensos de toda a nossa equipe, diretoria e voluntários extremamente atuantes, sobretudo nestes tempos de pandemia. Salientamos e agradecemos também todo o apoio essencial da comunidade e da Prefeitura de Valinhos que seguem acreditando em nossos projetos e serviços oferecidos à sociedade. Estamos sempre em busca de aprimoramento, fundamentalmente com o foco na transparência e na qualidade de vida das crianças e dos adolescentes”, comemora Adriana Simões, coordenadora da Casa da Criança de Valinhos.

Todos podem fazer parte e apoiar os projetos da Casa da Criança de Valinhos ligue 19 3871-0546.

Leia mais

Família Acolhedora completa seis anos e planeja 2021

Novos inscritos realizam o sonho e a missão de cuidar de crianças e adolescentes

Um sonho pode se realizar mesmo após décadas? Assim Ogeny de Oliveira Franklin (75 anos), aposentada, com três filhas formadas e 2 netos, planeja 2021 para colocar em prática um propósito antigo de atuar como Família Acolhedora. Viúva há cinco anos, Ogeny conta que, desde os 18 anos, já pensava em cuidar de crianças em situação de risco.

“Ainda muito jovem eu caminhava pela cidade e via crianças sem cuidados nas ruas e já sabia que um dia eu poderia cuidar de mais pessoas, mesmo não sendo da minha família original. Este sonho permaneceu comigo por mais de 50 anos. Eu não pude realizar isso antes, mas hoje tenho disposição, estrutura, muito amor, apoio da família e as condições necessárias para atuar como Família Acolhedora”, conta Ogeny.

Após tomar conhecimento sobre o serviço da Família Acolhedora de Valinhos, Ogeny, que trabalha como voluntária em instituições, foi buscar mais informações e saber se teria o perfil para atuar na cidade.  Depois da confirmação, realizou todas as etapas de capacitação. Agora aguarda o encaminhamento para o primeiro acolhimento familiar e realizar um dos maiores sonhos da vida dela.  

Neste mês de dezembro, o Serviço de Acolhimento Familiar de Valinhos, atuação fundamental da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, comemora seis anos de trabalhos intensos para garantir a proteção de crianças e adolescentes em ambiente familiar. Para ampliar o número de famílias habilitadas ao serviço, neste ano de pandemia, foram realizados quatro encontros, no formato de reuniões virtuais, com 120 acessos. Durante o ano, além dos encontros, também foram aplicados 4 ciclos de capacitação.

Para Silvana Miranda, coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar, da Casa da Criança de Valinhos,

capacitar os interessados no  Serviço não só contribui para a formação da família, como também os auxilia na identificação do perfil da criança e do adolescente facilitando o processo de acolhimento.

“Continuamente realizamos a divulgação do Serviço em busca de capacitar e habilitar novas famílias acolhedoras, visando a ampliação e diversificação do perfil da família que corresponda ao perfil das crianças e adolescentes acolhidos. Ocorre que muitas vezes os interessados que nos procuram não estão dentro dos critérios estabelecidos pela legislação, uma vez que apresentam o desejo de adoção e ou são de outro município. Sendo assim são encaminhados para os órgãos competentes de adoção e para os serviços de suas regiões. Nossa meta para 2021 é ampliar o serviço com pelo menos mais cinco famílias cadastradas e habilitadas com diferentes perfis”.

Assim como Ogeny, os interessados em se tornar Família Acolhedora podem obter mais informações, acessando o site www.casadacriancadevalinhos.com.br , podem registrar o interesse em se inscrever nas capacitações por meio do e-mail:  familiaccava@gmail.com ou através do telefone (19) 3829-3410.

Leia mais

Casa da Criança garante um Natal feliz

Comemorações diferentes com segurança e responsabilidade

Como medida de segurança e obedecendo o distanciamento social, imposto pela pandemia, as comemorações da Casa da Criança foram adaptadas.

As crianças acolhidas no abrigo receberão presentes e uma ceia na noite de Natal. Elas serão acompanhadas pelos educadores, com uma programação especial.

Os inscritos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos vão receber uma ceia de Natal para que possa ser feita em casa, incluindo também sugestões de receitas como: frango recheado com farofa, salada de maionese, arroz, massa (macarronada com atum), de sobremesa inclui gelatina com creme e leite, panetone recheado (incluso, pronto para servir) e uma caixa de bombom. Os itens da ceia foram arrecadados com apoiadores e parceiros da instituição.

Na segunda-feira (dia 21), um voluntário atuando como Papai Noel realizará as entregas programadas aos inscritos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Na terça-feira (dia 22) serão realizadas as entregas agendadas para os inscritos nas oficinas do Janela Aberta. Todas as crianças matriculadas nas oficinas ganharão um presente de Natal (não incluindo a ceia).

As crianças integradas ao serviço Família Acolhedora também receberão um presente e passarão a noite de Natal conforme a programação de cada família.

Todas as ações foram cuidadosamente programadas pelas equipes da instituição, dentro dos protocolos de segurança e serão monitoradas pelos responsáveis de cada programa da Casa da Criança de Valinhos.

Para apoiar os projetos da Casa da Criança de Valinhos ligue 19 3871-0546, acesse a campanha vaquinha solidária no site da ONG ou diretamente no link 

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/quarentenasolidariadacasasegundaedicao

Leia mais

Benefícios do acolhimento familiar

Inscrições abertas para cadastro e capacitação  

Com demanda crescente, o Acolhimento Familiar, realizado pela Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, já impactou mais de 200 pessoas, incluindo membros das famílias acolhidas, das famílias acolhedoras, profissionais especializados e voluntários.

Para entender os benefícios do acolhimento familiar é preciso saber que, no Brasil, o serviço de acolhimento divide-se em duas modalidades: acolhimento institucional e acolhimento familiar. A inserção da criança e do adolescente em algum desses serviços se dá quando há uma determinação judicial por direitos ameaçados ou violados, quando há vítimas de violência, negligência, abandono ou morte dos responsáveis.

Com objetivo de oferecer proteção integral até a reintegração ao ambiente familiar de origem, extensa e ou família substituta, o acolhimento familiar apresenta destacados benefícios às crianças e aos adolescentes.

 5 Principais benefícios  

  1. Promover um atendimento individualizado
  2. Romper com o estigma do abandono
  3. Apoiar o desenvolvimento cognitivo, psicológico e social
  4. Identificar e ampliar potencialidades
  5. Cuidar da saúde integral e afetiva

Ambiente familiar

Para a coordenadora do serviço Família Acolhedora da Casa da Criança de Valinhos, Silvana Miranda, os reflexos da inclusão das crianças e adolescentes em ambiente familiar se expande para a sociedade como um todo, pois a família acolhedora também oferece um importante apoio na transição para a vida adulta. “Uma vez que, ao frequentar a vida comunitária, a criança rompe com o estigma do abandono, e não são rotuladas ou discriminadas diminuindo as chances de reprodução de violências que tanto acometem a sociedade. O diferencial também está no acolhimento individualizado, dentro de um ambiente familiar, cercado de cuidados e, principalmente, de carinho, atenção e afeto”.

 Capacidade de lidar com as dificuldades

A psicóloga do Serviço, Laisla Gaspar, complementa com a importância do papel da Família Acolhedora no desenvolvimento do ser integral das crianças e adolescentes. “Identificamos que a influência da família acolhedora cria um referencial dos papéis maternos e paternos para a criança, o que é essencial para adquirir conceitos de autoestima, interação social e o próprio autoconhecimento. Tais referências estimulam a melhor capacidade de lidar com as dificuldades das situações cotidianas”.

O acolhimento familiar não é um substituto ao acolhimento institucional, mas sim um programa com capacidade de promover um atendimento individualizado, nas situações indicadas, fazendo com que a criança acolhida tenha oportunidade de passar por esse momento peculiar com o conforto de um lar familiar, atenção individualizada e construção de laços e vínculo afetivo, favorecendo seu desenvolvimento.

Os interessados em atuar como Família Acolhedora poderão se cadastrar para a capacitação promovida pela equipe técnica do Serviço.  Agende um horário para obter um atendimento exclusivo e receber mais informações. Acesse o site www.casadacriançaedoadolescentedevalinhos ou faça o contato pelo celular 19 98367 0113.

Leia mais

Inovação e superação chegam com os panetones da Casa da Criança

O renomado artista plástico Rogério Pedro assina a ilustração das cobiçadas latas  

Os panetones da Casa da Criança de Valinhos chegam com tradição, sabor e arte. Todos os anos a instituição, além de oferecer o famoso produto natalino, apresenta as latas exclusivas, especialmente ilustradas por um artista renomado. Neste ano, quem assina a arte da embalagem metálica é Rogério Pedro, artista plástico, reconhecido em todo Brasil e em diversos países.

Em ano atípico, decorrente da pandemia, a instituição apresenta a campanha de divulgação dos panetones com mensagens inspiradoras para motivar a coragem, a força e a esperança entre as famílias, amigos e organizações solidárias. Com opção de dois sabores (frutas cristalizadas e gotas de chocolate), cada unidade de 400 g, com as latas assinadas pelo artista Rogério Pedro, poderá ser adquirida por R$ 30,00. Os produtos seguem com a produção da Casa Suíça, presente entre as cinco maiores empresas do segmento brasileiro.     

Com cores vibrantes em todo o seu portfólio, Rogério Pedro marca presença entre admiradores, curadores, parceiros e clientes como Carlinhos Brown, Margareth Menezes e Sandra de Sá. O artista, que ilustra as latas dos panetones da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, já percorreu e realizou exposições com suas obras em Miami, Fort Lauderdale, Nova Iorque, Viena e Buenos Aires. Registra também trabalhos publicados em Nova Iorque, Paris e Madrid.

“Eu pude conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Casa da Criança de Valinhos e sei da importância da atuação deles para toda sociedade. Estou muito feliz em fazer parte desta história ilustrando as latas desta edição do tradicional panetone. Meu gosto pela arte se apresentou ainda na infância. Quero apoiá-los também enviando as minhas mensagens e, claro, algumas ilustrações para que possam pintar e se divertir. No ano que vem esperamos realizar atividades presenciais na instituição para seguir incentivando a arte”, conta Rogério Pedro.

Mais informações sobre o artista: no Instagram @rogeriopedroart e no site www.rogeriopedro.art.br/bio/

As empresas e pessoas interessadas em encomendar os panetones da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos devem registrar os pedidos por email casadacriancavalinhos@hiway.com.br  ou por telefone 19  3869-5654 ou 19 99186-8349.

Leia mais

Lista de Pontos de Vendas do Panetone da Campanha Natal AZUL da Casa da Criança

Relação de alguns Pontos de Vendas

  •  ACIV – Rua Vinte e um de Dezembro, 90 – Centro ou ligue: 19 38493319
  • Bar do Ari – Av. Independência, 1293 – Jd. Santo Antônio Valinhos ou ligue: 19 997907993
  • Bazar Lara e Mara –  Rua Piracicaba, Jardim Bela Vista, 317 ou ligue: 19 38715752
  • CatDog Company – Av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 1972 – Campinas ou ligue: 19 33425619
  • Clinica Esperanto –  Av. Joaquim Alves Correia, 4864 – Parque Nova Suíça
  • Clube de Mães – Rua Antônio Carlos, s/n. – Centro ou ligue: 19 38495557
  • Colégio Conhecer – Rua Italia, 139 – Jardim Ribeiro, Valinhos ou ligue: 19 38294441
  • Foto Parodi – Rua treze de Maio, 147 – Centro Valinhos ou ligue: 19 38712566
  • Óticas Valinhense – Rua Antônio Carlos, 29 – Centro
  • Papelaria Colegial – Av. dos Imigrantes, 228 – Jardim Monte Verde  ou ligue: 19 38714787
  • Petit Croqui –  Rua Coronel Quirino 1592, Campinas ou ligue: 19 32517280
  • Restaurante da Nona – Av. dos Esportes, 624 – Villa Bissoto  ou ligue: 19 38710862
  • Salão Donna Studio – Av. Onze de Agosto, 1973 – Vila Embaré
  • Vianéia Turismo – Rua Samuel Fragoso Coimbra, 422 – Vila Nova Valinhos ou ligue: 19 38293636
  • Casa da Criança – Rua Campos Salles, 2188 Jd. América II ou ligue: 19 38710546 / 19 38695654
Leia mais

Profissionais do Programa Família Acolhedora ministram palestra no Instituto Fazendo História

A equipe do Acolhimento Familiar, Programa Família Acolhedora, foi convidada a realizar, no dia 29 de março, uma palestra na Oficina Acolhimento na Primeira Infância e as Famílias Acolhedoras promovida pelo Instuto Fazendo História em São Paulo. Foi possível comparlhar a experiência dos nossos serviços, em especial do acolhimento familiar na primeira infância.
“Acreditamos na importância do compartilhamento de conhecimento, na união dos serviços e na valorização do acolhimento familiar para o bem maior de nossas crianças e adolescentes”, conta a Roberta Cimino, coordenadora do Programa Família Acolhedora da Casa da Criança de Valinhos.

Leia mais

Feijoada da Casa 2017

A Casa da Criança de Valinhos convida você para a tradicional feijoada
No dia 20 de agosto será realizada a tradicional “Feijoada da Casa” com renda revertida para os projetos desenvolvidos pela Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos que mantém o Projeto Aconchego, Projeto Janela Aberta e Projeto Família Acolhedora. A feijoada será para retirar e o kit para duas pessoas acompanha Feijoada, Arroz, Couve, Vinagrete e Farofinha.
Os convites custam R$50,00 e já estão à venda com os voluntários da instituição, ou através do fone 3871-0546 ou 3869-5654
A feijoada da Casa é acondicionada numa bandeja de papelão, facilitando o transporte. No dia 20 de agosto a partir das 12 até as 14 horas a feijoada começa ser entregue. Não deixe para última hora adquira já o seu convite.
Serviço
Feijoada da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos
Dia 20 de agosto, entrega a partir das 12 horas até as 14 horas
R$50,00 serve duas pessoas
Rua Campos Salles 2188 Jardim América II
Legendas
1- Eder Trevisan voluntário da Casa da Criança atua na entrega dos Kits de feijoada
2- 2- Os voluntários comandam a Feijoada da Casa
3- Chico Parodi vice-Presidente da Casa da Criança e do Adolescente convida você para saborear a feijoada da Casa.

Leia mais

Olá, mundo!

Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!

Leia mais