19 3871 0546 / 3869 5654
contato@casadacriancadevalinhos.com.br

Blog

Feijoada da Casa 2018

Sabor, talento e amor garantiram o sucesso da Feijoada da Casa da Criança 2018! Agradecemos todo o apoio e o carinho dos nossos voluntários e das pessoas que compraram as 400 deliciosas unidades! Meta alcançada. A Venda da feijoada foi beneficente e toda renda será em prol da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos. O cardápio da feijoada composto por (Feijoada, arroz, couve, vinagrete, farofinha e laranja) que servia 2 pessoas e tinha o custo de apenas 50 reais e a entrega aconteceu no dia 5/08/2018 de 12 ás 14 horas.

Leia mais

Balé da Casa da Criança tem encontro marcado na apresentação da Humaniza Unesco

Um encontro inédito acontece no cenário da dança. Alunas do balé da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos têm a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela Humaniza, agência de desenvolvimento humanitário, que promove a dança inclusiva para pessoas com e sem deficiência, cadeirantes e jovens com síndrome de down. O encontro se dará no dia 11 de agosto, às 16hs, na Fnac Campinas, com a apresentação de dança da Humaniza UNESCO, incluindo exposição de fotografias e recital de poesia com representantes da UNICAMP.

Com objetivo de reunir talentos de diferentes segmentos da arte, o evento será composto por performances de dança contemporânea, poesia e dança em cadeira de rodas, permeados com as fotografias do artista Fábio Barella e coreografias de Keyla Ferrari Lopes e Bruno de Castro. Haverá também o lançamento do livro – Um encontro pela dança: trajetórias e conquistas, da Editora Phorte.

O evento é coordenado pela bailarina, pedagoga, mestre e doutouranda da UNICAMP, Keyla Ferrari, membro do Conselho Internacional de Dança da UNESCO, Presidente da seção Campinas CID UNESCO Brasil e autora de livros e artigos sobre o tema dança, movimento e inclusão.

“Elas são nossas convidadas de honra. Será uma imensa satisfação receber as promissoras e atuantes alunas da Casa da Criança de Valinhos no nosso evento. Pensamos que a arte faz muito mais sentido quando conseguimos incluir diferentes pessoas apaixonadas pela cultura de promover o encantamento”, comemora Keyla Ferrari.

Há seis anos, à frente do balé da Casa da Criança de Valinhos, com sólida experiência de 30 anos, na modalidade, a professora Alessandra Pozzuto Favaro explica que o balé da instituição, promovido pela prefeitura da cidade, tem como objetivo oferecer oportunidade de acesso à dança na sua integralidade. “Atuamos para viabilizar o autoconhecimento corporal, a autoestima e principalmente para promover a formação de cidadãos conscientes, ampliando a sensibilidade para a arte, cultura, disciplina, equilíbrio, superação e inclusão. Com certeza nesse evento da Humaniza sairemos ainda mais fortalecidos e inspirados para enfrentar nossos desafios na dança e na vida”.

As alunas da instituição já participaram de apresentações externas, no entanto, será a primeira vez em que terão a oportunidade de prestigiar juntas performances de outros artistas já reconhecidos e com diferentes segmentos da arte reunidos.

AGENDA

Apresentação – Do Primeiro Compasso – Um encontro pela Dança

11 de agosto – sábado, às 16h

Fnac – Campinas

Av. Guilherme Campos, 500

Leia mais

Yoga para crianças, saúde e concentração.

Toda semana temos Yoga para as crianças, com a voluntária Simone Trento. O objetivo é possibilitar às crianças um encontro com sua verdadeira essência, construir um comportamento saudável, se relacionar de forma respeitosa consigo mesmo e no seu ambiente. Tivemos também as mandalas humanas e ásanas lúdicas. Atuação no período da tarde, no Serviço de Convivência Projeto Janela Aberta/Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria de Cultura de Valinhos.

Leia mais

Comemorando os 84 anos de atuação

A  Cartonificio Valinhos Indústria de Papel encerrou a 14ª SIPAT, com uma palestra sobre meio ambiente e com a emocionante apresentação musical das crianças do Serviço de Convivência Projeto Janela Aberta/Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria de Cultura de Valinhos. A Casa da Criança de Valinhos parabenizou o Sr. Celani pelos 90 anos, destes 72 dedicados à construção da história do município.

Leia mais

Participação da Casa da Criança nas oficinas “Acolhimento na Primeira Infância e as Famílias Acolhedoras”

A Casa da Criança de Valinhos, representada por Roberta Cimino, coordenadora do Programa da Família Acolhedora, participa da oficina “Acolhimento na Primeira Infância e as Famílias Acolhedoras” com a participação da socióloga, consultora internacional em Proteção Alternativa e membro do Conselho Consultivo da RELAF, Carolina Alejandra Bascuñán.

http://www.fazendohistoria.org.br/…/oficina-acolhimento-na-… #casadacriançadevalinhos

Leia mais

Profissionais da Casa da Criança participam de capacitação sobre Aprendizagem Criativa e Pensamento Computacional.

Ontem, 22, no espaço do Projeto Janela Aberta, a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos em parceria com o Instituto de Computação e a Faculdade de Tecnologia da Unicamp juntamente com o Espaço ATTA e a Rede de Aprendizagem Criativa iniciaram uma capacitação para os educadores e parte da equipe técnica, que busca através da plataforma Scratch, usar uma linguagem de programação computacional voltada ao público infantil para criação de jogos e animações.

“Essa tecnologia inovadora causará um impacto muito positivo em nossas crianças que tem acesso ao mundo digital, porém não tem acesso aos meios de produção e criação” Luiz Henrique – psicólogo.

“As crianças poderão usar toda sua criatividade na criação de personagens, movimentos, cenários, trilhas sonoras.” Douglas – educador.

Está capacitação visa instrumentalizar o educador para planejar atividades apoiados por artefatos tangíveis que desenvolva habilidades associadas ao pensamento computacional, porém pautadas nos 4 pilares da Aprendizagem Criativa que são: Projeto, Pares, Paixão e Pensar brincando.

Leia mais

Profissionais do Programa Família Acolhedora ministram palestra no Instituto Fazendo História

A equipe do Acolhimento Familiar, Programa Família Acolhedora, foi convidada a realizar, no dia 29 de março, uma palestra na Oficina Acolhimento na Primeira Infância e as Famílias Acolhedoras promovida pelo Instuto Fazendo História em São Paulo. Foi possível comparlhar a experiência dos nossos serviços, em especial do acolhimento familiar na primeira infância.
“Acreditamos na importância do compartilhamento de conhecimento, na união dos serviços e na valorização do acolhimento familiar para o bem maior de nossas crianças e adolescentes”, conta a Roberta Cimino, coordenadora do Programa Família Acolhedora da Casa da Criança de Valinhos.

Leia mais

Curso promovido pela Casa da Criança, propõe capacitação profissional as mulheres da comunidade.

Sala de aula com capacidade máxima, lista de chamada totalmente preenchida e muita expectativa, foi assim que iniciou ontem o Curso de Capacitação de Cuidadores de Idosos promovidos pela Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos.
Esta primeira aula contou com a participação especial de dois convidados, que através de seus relatos emocionaram a todos. Senhor José Narciso Sturaro, membro da diretoria da Casa, falou sobre a importância dos investimentos da Instituição na vida da comunidade “Temos que fazer grandes investimentos para as crianças, elas são sinônimo de esperança, mas não podemos nos esquecer das famílias, dos idosos, de quem cuida e tanto já cuidou de nossas crianças.”
Em seguida, a cuidadora domiciliar e hospitalar, senhora Sheila Pena fez um relato de experiência que falava sobre: luta, superação, amor pela profissão e ao próximo.
“Mesmo quando uma pessoa está acamada, imóvel, a voz, o toque, o respeito e o carinho do cuidador são fundamentais por que ela é capaz de sentir tudo isso.”
A aula seguiu no comando de Ivani Gianone, pedagoga, enfermeira especialista em gerontologia, que é a professora responsável pelo curso que terá duração de oitenta horas, teóricas e práticas. As alunas são as mulheres da comunidade do Jardim América II, Valinhos, mães, avós e familiares das crianças das diferentes oficinas do Projeto Janela Aberta, e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que é uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Esporte e Lazer .
“Estamos tendo uma grande oportunidade, essa primeira aula foi maravilhosa, está todo mundo de parabéns.” Diolina Freita – aluna.
O curso de cuidador de idosos é parte do Projeto Emprega Mais, da Casa da Criança, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento profissional da comunidade, através de capacitações, cursos, palestras e rodas de conversa.

Leia mais

Parcerias, partilha e brincadeiras marcam a Páscoa da Casa da Criança

Na última quinta feira, 29, a equipe Expansão Doutores da Web e dois colaboradores do Colégio Carpe Diem visitaram a Casa da Criança e promoveram uma Páscoa ainda mais doce para a garotada do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, programa vinculado as Secretarias de Desenvolvimento Social e Habitação, de Cultura e Esportes do município.
Entre brincadeiras e rostos pintados as crianças interagiram com os visitantes e aguardaram ansiosas pelo momento mais esperado do dia, a entrega dos Ovos com brinquedo e dos kits de chocolate para serem compartilhados com as famílias.
E assim a Páscoa foi comemorada, do jeito que as crianças gostam e merecem , com muita magia, brincadeira , ovos e principalmente a vivência da solidariedade trazidas pelos Doutores da Web e pelo Colégio Carpe Diem.

Leia mais