19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancadevalinhos@hiway.com.br

Blog

Benefícios do acolhimento familiar

Inscrições abertas para cadastro e capacitação  

Com demanda crescente, o Acolhimento Familiar, realizado pela Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, já impactou mais de 200 pessoas, incluindo membros das famílias acolhidas, das famílias acolhedoras, profissionais especializados e voluntários.

Para entender os benefícios do acolhimento familiar é preciso saber que, no Brasil, o serviço de acolhimento divide-se em duas modalidades: acolhimento institucional e acolhimento familiar. A inserção da criança e do adolescente em algum desses serviços se dá quando há uma determinação judicial por direitos ameaçados ou violados, quando há vítimas de violência, negligência, abandono ou morte dos responsáveis.

Com objetivo de oferecer proteção integral até a reintegração ao ambiente familiar de origem, extensa e ou família substituta, o acolhimento familiar apresenta destacados benefícios às crianças e aos adolescentes.

 5 Principais benefícios  

  1. Promover um atendimento individualizado
  2. Romper com o estigma do abandono
  3. Apoiar o desenvolvimento cognitivo, psicológico e social
  4. Identificar e ampliar potencialidades
  5. Cuidar da saúde integral e afetiva

Ambiente familiar

Para a coordenadora do serviço Família Acolhedora da Casa da Criança de Valinhos, Silvana Miranda, os reflexos da inclusão das crianças e adolescentes em ambiente familiar se expande para a sociedade como um todo, pois a família acolhedora também oferece um importante apoio na transição para a vida adulta. “Uma vez que, ao frequentar a vida comunitária, a criança rompe com o estigma do abandono, e não são rotuladas ou discriminadas diminuindo as chances de reprodução de violências que tanto acometem a sociedade. O diferencial também está no acolhimento individualizado, dentro de um ambiente familiar, cercado de cuidados e, principalmente, de carinho, atenção e afeto”.

 Capacidade de lidar com as dificuldades

A psicóloga do Serviço, Laisla Gaspar, complementa com a importância do papel da Família Acolhedora no desenvolvimento do ser integral das crianças e adolescentes. “Identificamos que a influência da família acolhedora cria um referencial dos papéis maternos e paternos para a criança, o que é essencial para adquirir conceitos de autoestima, interação social e o próprio autoconhecimento. Tais referências estimulam a melhor capacidade de lidar com as dificuldades das situações cotidianas”.

O acolhimento familiar não é um substituto ao acolhimento institucional, mas sim um programa com capacidade de promover um atendimento individualizado, nas situações indicadas, fazendo com que a criança acolhida tenha oportunidade de passar por esse momento peculiar com o conforto de um lar familiar, atenção individualizada e construção de laços e vínculo afetivo, favorecendo seu desenvolvimento.

Os interessados em atuar como Família Acolhedora poderão se cadastrar para a capacitação promovida pela equipe técnica do Serviço.  Agende um horário para obter um atendimento exclusivo e receber mais informações. Acesse o site www.casadacriançaedoadolescentedevalinhos ou faça o contato pelo celular 19 98367 0113.